segunda-feira, 17 de março de 2008

Shipping up to Boston ao São Patrício


Vai copiado abaixo, um email de Márcio Kennedy Yatsuda, diretor da Kaizen (não aquela do Second Life e todo o turismo virtual vislumbrável naquela vida). Na mensagem, além do explicado no próprio texto e nos links constantes, ficam sugeridas estas questões: que tal se se aprimorasse um segmento que atendesse um turismo esportivo específico, como o de corridas?; o que empreendimentos turísticos poderiam realizar na inclusão de pessoas com alguma desabilitação e seus familiares em termos que fossem além das usuais prestações de serviços para tal público?; que tal alguém investir em turismo receptivo customizado (focado em alguns artistas diferenciados) trazendo para o Brasil atrações tais, no ensejo de comemorar certas datas específicas e ocasiões especiais, de modo algo sui generis?

esta última questão foi só pra relacionar o post ao vídeo acima, do Dropkick Murphys . Cheers Patrick!

Oi!

Algumas pessoas já sabem, que faz algum tempo (cerca de 2 anos) que venho correndo regularmente. Alguns acham loucura, outros uma chatice (;-D) e uns poucos compartilham comigo da paixão por esse esporte. Nesse período já fiz umas 15 provas de 10Km, 1 de revezamento e 2 Meia Maratonas (21Km).

Em algum momento comecei a sonhar em um dia correr uma Maratona (42Km). E ao se falar de Maratona, uma prova é tida como a Meca dessa prova no mundo: a Maratona de Boston (http://www.bostonmarathon.org). Apesar da de Nova York atrair muito mais a atenção da mídia e do público em geral, a de Boston é a mais tradicional do mundo – a primeira edição aconteceu no mesmo ano dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna (este ano será a 112ª edição...). Quando comecei a pensar em correr essa prova, veio a notícia "ô Mané, pra você correr em Boston, tem que pré-qualificar". Isso significa correr outra Maratona reconhecida pela Federação Internacional de Atletismo, dentro de um limite de tempo - pra minha faixa etária, o limite de tempo é praticamente inatingível pra mim: 3hs 15min...( http://www.bostonmarathon.org/BostonMarathon/Qualifying.asp). Na melhor das hipóteses me via completando uma Maratona em +- 3hs 45min.

Virei a página e comecei a pensar em outra Maratona, mais adequada aos mortais.

Ano passado, conversando com alguns amigos da EMC (empresa americana, parceira nossa www.emc.com), eles falaram que a EMC ajudava uma entidade assistencial na região de Boston, e que faziam uma campanha para levantar fundos para essa entidade durante a Maratona, e com isso ganhavam o direito de algumas inscrições para os funcionários que se engajassem nessa campanha. Eles então comentaram comigo que iam tentar, apenas tentar, me incluir nessa campanha – teria que ser uma exceção uma vez que isso é voltado para funcionários apenas, e a procura é muito maior que o número de inscrições.

Pois bem, mês passado fiquei sabendo que me incluíram na campanha e que vou correr (ou pelo menos tentar correr ;-D) a Maratona de Boston 2008.

Além dos treinos, comecei a ver e a pesquisar a entidade que irei ajudar a levantar fundos. A instituição se chama "The Michael Carter Lisnow Respite Center", uma instituição de apoio a famílias de crianças excepcionais (http://www.hopkintonrespite.com). O que começou como um mero novo desafio esportivo pra mim, se tornou uma real oportunidade de ajudar pessoas especiais e fazer o bem. Algumas informações sobre o "Respite Center":

- Quem foi Michael? Michael foi uma criança que nasceu em 1986, 16 semanas prematuro, com apenas 10% de chances de sobreviver. Ele nunca poderia enxergar, ouvir, falar, caminhar, e sempre precisaria de apoio intenso da sua família (http://www.hopkintonrespite.com/html/about.htm) . Algumas famílias se desestruturam completamente diante de uma realidade dessas. Outras se tornam mais fortes - foi o que aconteceu com a família do Michael. Das dificuldades enfrentadas por eles, surgiu a idéia de criar uma instituição para apoiar as famílias com crianças especiais como o Michael.

- Em 1996, na mesma semana da 100ª edição da Maratona de Boston, um ano antes da instituição abrir suas portas, Michael faleceu - então com 10 anos. Foi um duro golpe para a família que estava engajada na construção do Respite Center, que mesmo assim seguiu em frente com o projeto. Da trágica coincidência do falecimento com a Maratona, surgiu uma aliança que até hoje tem sido fundamental para levantar fundos que mantém a entidade.

A Maratona será dia 21/04, e eu integrarei a equipe da EMC que está engajada na campanha de levantar fundos para o Respite Center.

Caso você se interesse em ajudar, sugiro que acesse o site da instituição, e veja o trabalho que eles realizam. Caso você se disponha a contribuir, basta ter um cartão de crédito internacional:

- Acesse http://www.hopkintonrespite.com/html/donations.htm

- Clique na bandeira do cartão de crédito. Você será direcionado para o site do Paypal (não é necessário ter uma conta Paypal para doar).

- No campo "Purpose" informe "Marcio Yatsuda", preencha o valor em "Donation Amount" e clique em "Update Total".

- Preencha os demais campos e clique em "Review donation and continue".

E os treinos? Bom os treinos vão indo, não quero fazer feio no dia (;-D). Estou correndo distâncias que nunca tinha corrido – este fim de semana vou correr 30 km. Coisa de louco mesmo, né?....

É isso aí. Se puderem divulgar essa iniciativa para outras pessoas, agradeço. Um grande abraço a todos. Marcio Yatsuda

Nenhum comentário: