sexta-feira, 24 de abril de 2015

TOurists, go home (and clean your own environment, properly, first)!

Você, eu, animais humanos, nós que praticamos como nenhum outro, atos de deterioração ambiental involuntariamente ou deliberadamente, desinformados das consequências ou dolosamente decididos. Essa nossa exclusiva racionalidade, impondo-se sobre os demais seres e sobretudo, refletindo-se em nós mesmos.
Turismo é um exercício de consciência, dizem. É um constante enxergar nos outros, nossa individualidade, nossa cultura peculiar. òbvio, se quisermos.
Façamos da prática turística, também uma ferramenta de denúncia e de minimização de atrocidades, às quais cedo ou tarde ainda tocarão nossos próprios lares.
A boredpanda está promovendo uma lista com 22 imagens sobre os impactos de nossas pegadas consumidoras sobre o planeta. Inscrições de novas imagens ainda estão em curso. É questão de clicar neste PANDA.
A imagem aqui é creditada ao perfil de morningclaire, aparentemente, alguém que responde sob a alcunha de Molly Smith: paisagem da baía de Hong Kong tipicamente enevoada por poluentes que impossibilitam melhor visualização do horizonte. Daí que a solução turística vêm igualmente prática e cínica. Mas nesse devorar de cenas, quem se importa? A maioria dos turistas sai sorridente e o tempo bom é garantido...

Nenhum comentário: